quinta-feira, janeiro 14, 2010

Razões de um expatriado europeu ...

.
Conheço bem um português que decidiu ir trabalhar como expatriado em Angola.

Pergunto-me …

… como é que um europeu qualificado de meia idade (mesmo considerando que tem a mania que é jovem e radical), decide ir trabalhar por conta de outrem para África ?

… como é que abandona uma carreira de 20 anos em postos de chefia - coordenação de equipas qualificadas e gestão de projectos relevantes - bem como a gestão de um negócio familiar e quer arriscar numa nova carreira sem quaisquer garantias num país complicado ?



Uma resposta óbvia, é dizer que lhe ofereceram um upgrade a nível de carreira, com um progresso ainda mais significativo do seu pacote salarial. No entanto, sei que ele não exige isso a si próprio e apenas pretende apenas não perder o nível daquilo que conseguiu no seu país.




Outra resposta provável, é assumir que ele quer fugir a desgostos pessoais, a pressões familiares, aos auditores da qualidade iso9000 ou à máfia napolitana. Confrontei-o com essas hipóteses, mas negou-a veementemente.

Acreditando na sua palavra, ele não está a fugir de nada nem ninguém e muito menos à procura do eldorado. Mesmo não gostando do clima, abominando os insectos, detestando chuveiros sem pressão, exasperando pela banda pouco larga, não podendo ir às 2h da manhã comer Bolas de Berlim ou Pastéis de Nata quentinhos acabados de produzir nas padarias, adorando guiar a mais de duzentos numa auto-estrada, … , e sabendo como é o dia-a-dia caótico e incerto de Luanda, ele assegura-me que vai por razões muito simples … … …




Noutro dia abordarei essas razões e por hoje apenas esclareço que esse alguém … sou eu mesmo.
Até breve !
.