quarta-feira, dezembro 22, 2010
Procuram-se LINKS Angolanos de Qualidade
Um amigo que está a lançar um Portal de Links Angolanos de Qualidade, pediu-me para seleccionar os Blogues por pertencer aos BLOGSQUEFALAMDEANGOLA, e também que sugerisse sites realmente interessantes ... peço a vossa colaboração.
terça-feira, dezembro 21, 2010
O que é um clarinete em angola
Depois de outro concorrente dizer que um violino é um instrumento de sopro e outro ainda que crawl é um estilo de dança, este tem a certeza que um violino é ...
segunda-feira, dezembro 20, 2010
sábado, dezembro 11, 2010
TAAG tem avariados todos os aviões de longo curso
PENSAVA QUE JÁ NÃO ME ESPANTAVA EM ANGOLA ... se é assim com os aviões da companhia bandeira do país o que não será com os camiões cisternas de combustível, os candongueiros, ... enfim, tudo que tenha rodas, asas, hélices ... seguros, só os carrinhos de rolamentos dos miúdos.
"A transportadora aérea angolana, TAAG, tem os quatro aviões normalmente utilizados nos voos intercontinentais parados por avarias, incluindo o Boeing 777-200 ER que foi obrigado a aterrar de emergência em Lisboa na segunda-feira.
Este cenário surge cerca de um ano após a União Europeia ter permitido o regresso dos aviões da TAAG, embora parcialmente, ao espaço aéreo europeu, que estava vedado por razões de segurança, desde 2007, ano em que a companhia foi colocada na lista negra.
Os quatro aparelhos de longo curso da TAAG actualmente em terra são três Boeing 777-200 ER e um 747 e a espiral de avarias começou a 21 de Outubro quando foi detectada uma avaria num 777 que devia ligar o Rio de Janeiro e Luanda permanecendo o aparelho em reparações" in JORNAL O SOL
sábado, dezembro 04, 2010
Sá Carneiro - Uma oportunidade assassinada
Foi há 30 anos , mas recordo-me como se fosse ontem ... saía para mais uma noite de colagem de cartazes como JSD da Secção F de Lisboa, quando fui esmagado pela notícia ... ainda assim, a chorar, fui colar os últimos cartazes dessa campanha presidencial. Chorei muitos dias, não consegui falar ou ouvir falar do seu nome por muitos anos ... a política nunca mais voltou a ser o mesmo para mim e para muitos ...perdeu-se um ideal, perdeu-se um líder ímpar, perdeu-se uma oportunidade única de progresso...
Quanto á vergonha nacional que constituiu o inquérito, culpo mais os "amigos" que os inimigos ... Freitas e Balsemão podiam e deviam ter feito muito mais na altura certa, logo no início ... agora é demasiado tarde para lamentações.
sábado, novembro 20, 2010
Quartos baratos em Luanda ? LOL
Desculpem o abuso, mas a urgência de arranjar um quarto alugado fora do circuito turístico de Luanda para um amigo que vem fazer prospecção de negócios, leva-me a usar este meio, mais próprio a reflexões que a anúncios classificados ... enfim, já que incomodei, aí vai : alguém conhece alguém que seja parente do amigo que é primo da vizinha de quem alugue um quarto ao mês, a preços razoáveis ?
terça-feira, novembro 16, 2010
Sócios para investir em Angola
Conheço empresários portugueses que se queixam de não encontrarem sócios para investirem em Angola. Realmente não é fácil, a legislação protege demasiado os naturais deste grande país, que por ser grande tem espaço para todos e devia ser mais liberal.
Hoje tomei conhecimento de um site que estimula o contacto entre profissionais em Portugal com dupla-nacionalidade e vontade de voltarem para cá, e eventuais investidores.
Fica o link .... www.socioslusoangolanos.com
Hoje tomei conhecimento de um site que estimula o contacto entre profissionais em Portugal com dupla-nacionalidade e vontade de voltarem para cá, e eventuais investidores.
Fica o link .... www.socioslusoangolanos.com
terça-feira, novembro 09, 2010
Oportunidades de negócio - Restauração
Na sequência da vários pedidos de amigos sobre conselhos para investir e trabalhar por conta própria em Angola, decidi colocar à consideração de todos algumas opções, de forma a todos ficarmos com uma ideia mais clara sobre os prós e contras de certos investimentos. Com os comentários desta comunidade de bloguers que vivem em Angola talvez possamos ajudar e ajudar-nos.
À cabeça surge sempre a ideia de abrir um Restaurante ? que fazem falta, sabemos ... mas quanto custa abrir um novo ? que zonas de Luanda e fora de Luanda terão um custo/benefício mais favoravel ? valerá a pena levar todo o equipamento do estrangeiro e aqui apenas montar ? que outras contrariedades se poderão colocar ? ... e a informação mais saborosa ... que tipo de comida terá mais procura ?
Deixe o seu comentário, ainda lhe pode vir a ser útil :-)
À cabeça surge sempre a ideia de abrir um Restaurante ? que fazem falta, sabemos ... mas quanto custa abrir um novo ? que zonas de Luanda e fora de Luanda terão um custo/benefício mais favoravel ? valerá a pena levar todo o equipamento do estrangeiro e aqui apenas montar ? que outras contrariedades se poderão colocar ? ... e a informação mais saborosa ... que tipo de comida terá mais procura ?
Deixe o seu comentário, ainda lhe pode vir a ser útil :-)
domingo, agosto 29, 2010
Expatriado em Angola ... ou em Moçambique ?
Alguém me ajuda ? Recebi uma proposta de trabalho para Moçambique, país de que sei muito pouco.
Preciso de saber mais, mas a comunidade de bloggers é muito reduzida, quase ínfima, ... porque será ?
Dizem-me que é um país mais seguro, calmo, onde se vive melhor, mais organizado, menos corrupto, menos louco, com empregos mais estáveis, com um custo de vida aceitável, onde se pode levar uma vida mais normal, ... enfim, só vantagens, tirando o facto que se ganha menos. Será assim ? será que compensa ?
A quem me puder dar dicas e comentários sobre estas apreciações que recebi, agradeço bastante.
Obrigado, O Expatriado
quarta-feira, junho 30, 2010
Boas razões para os tugas emigrarem
CAÍMOS NA REALIDADE : selecção sem ambição, publicidade enganosa de ronaldo, queiroz a disparatar, governo desgovernado, sócrates mentiroso, presidente insustentavel ... IVA e IRS a subir, boys a mamar como nunca, scuts a portajar, spreads a estoirar, euro a desvalorizar, dívida a crescer, submarinos a naufragar, golden share a actuar para não vender... mas mesmo assim, força com o TGV e com o novo aeroporto que darão muitas gasosas ás forças vivas desta sociedade "livre, justa e democrática"
terça-feira, maio 25, 2010
2010 - Orgulho Lusitano na Expo Xangai
Esta Expo fez-me lembrar da minha melhor foto na saudosa EXPO 98 LISBOA
segunda-feira, maio 24, 2010
CHECK LIST - O que levar para Angola - FARMÁCIA
Finalmente tive tempo para elaborar a primeira lista de itens importantes para levar para Angola.
Este checklist é sobre a FARMÁCIA que nos pode ser útil, quer por inexistencia no mercado local ou quer pelo preço exagerado.
Se alguém tiver mais recomendações, agradeço que me enviem para actualizaçao desta lista.
- Analgésicos em comprimido e supositório (Benuron e Dolviran)
- Analgésico muscular (Pomada Voltaren)
- Antibióticos (Augmentin Duo1 comp. 12-12 H)
- Anti-Estamínico (Aerius)
- Anti-Espasmótico para cólicas
- Anti-Infeccioso Intestinal ( UltraLevur e Dimicina ou Imodium )
- Anti-Inflamatórios (Nimed 100mg, Brufen)
- Anti-Secretório (Imossel)
- Calmantes/Ansióliticos (Xanax 0.5)
- Contra a Osbtipação (Pursenid)
- Contra o Enjoo, Naúseas e Vómitos (Primperan)
- Dores de Aftas (Pyralvex)
- Dores de Estômago (Maalox)
- Enfartamentos (Pankreoflat e Kompensan, Maalox)
- Estojo de Primeiros Socorros
(pensos, betadines, ág.oxigenada, gazes, adesivo, termómetro, tesoura ...)
- Hemorróidas (Pomada Casenne e tónico venoso Daflon500)
- Nariz e Garganta (Silomat Tosse e Garganta Locabiosol spray)
- Olhos: Colírio (infecções) e Optrex (poeiras, ...)
- Protector Solar (anti UVA e UVB)
- Queimaduras e Picadas (Benzocaina , Anti-histamínico em gel)
- Relação dos items deste Kit
- Soro Fisiológico
- Repelentes (de todos os tipos)
NOTA : Embora tenha validado este check-list com médicos e farmaceuticos, não me responsabilizo por qualquer consequência na utilização de um qualquer medicamento recomendado.
sexta-feira, março 05, 2010
Que partido será este ? todos ???
ANTES DA POSSE
Só os tolos podem crer que
não lutaremos contra a corrupção.
Porque, se há algo certo para nós, é que
a honestidade e a transparência são fundamentais.
para alcançar os nossos ideais
Mostraremos que é uma grande estupidez crer que
as máfias continuarão no governo, como sempre.
Asseguramos sem dúvida que
a justiça social será o alvo da nossa acção.
Apesar disso, há idiotas que imaginam que
se possa governar com as manchas da velha política.
Quando assumirmos o poder, faremos tudo para que
se termine com os marajás e as negociatas.
Não permitiremos de nenhum modo que
as nossas crianças morram de fome.
Cumpriremos os nossos propósitos mesmo que
os recursos económicos do país se esgotem.
Exerceremos o poder até que
Compreendam que
Somos a nova política.
DEPOIS DA POSSE
Basta ler o mesmo texto acima, DE BAIXO PARA CIMA
sábado, fevereiro 06, 2010
Festival de Cinema de São Bento
Não bastava ao primeiro-ministro a comédia da sua formação académica, a novela do licenciamento do freeport, o terror sobre os jornalistas incómodos, … o que num país democrático implicaria o seu desonrado afastamento (bilhete de ida para a Venezuela), pois ainda nos brinda com o suspense de ameaças de demissão, a ficção das previsões do deficit, o drama que é o orçamento para as famílias, a ficção cientifica do Magalhães-TGV-Aeroporto, os episódios de aventura de mafiosos … mas é preciso dizer que A CULPA NÃO É DELE !
Nós tugas, PAGAMOS BILHETE para assistir e alguns de nós APLAUDIMOS DE PÉ, além de dizer mal do Hugo Chavez, Fidel, José Eduardo dos Santos, ... (ao menos estes assumem os seus actos e não fingem que são democratas)
Olhem só o gozo que lhe dá ... fazer explodir (tudo e todos)
sexta-feira, fevereiro 05, 2010
segunda-feira, fevereiro 01, 2010
Portuguesices ... de Portugal I
Sujeito A - ATÃO, TASSE ?
Sujeito B - TASSE ...
Sujeito A - TUDO ?
Sujeito B - TUDO !
Sujeito A - CONTINUAÇÃO ...
Sujeito B - CONTINUAÇÃO !
domingo, janeiro 17, 2010
PIXEIS - O tamanho importa !
.
Desafio os leitores deste Blog a participar neste PASSATEMPO
Desafio os leitores deste Blog a participar neste PASSATEMPO
Adivinhar o mais cedo possível o conteúdo de imagens de ANGOLA
publicadas ao longo do post, com sucessivos aumentos de pixeis.
Este primeiro desafio é fácil ... retrata o quê ?
P A R A B É N S
Repórter de Improviso
(Acertou à 2ª imagem)
Repórter de Improviso
(Acertou à 2ª imagem)
quinta-feira, janeiro 14, 2010
Razões de um expatriado europeu ...
.
Conheço bem um português que decidiu ir trabalhar como expatriado em Angola.
Pergunto-me …
… como é que um europeu qualificado de meia idade (mesmo considerando que tem a mania que é jovem e radical), decide ir trabalhar por conta de outrem para África ?
… como é que abandona uma carreira de 20 anos em postos de chefia - coordenação de equipas qualificadas e gestão de projectos relevantes - bem como a gestão de um negócio familiar e quer arriscar numa nova carreira sem quaisquer garantias num país complicado ?
Uma resposta óbvia, é dizer que lhe ofereceram um upgrade a nível de carreira, com um progresso ainda mais significativo do seu pacote salarial. No entanto, sei que ele não exige isso a si próprio e apenas pretende apenas não perder o nível daquilo que conseguiu no seu país.
Outra resposta provável, é assumir que ele quer fugir a desgostos pessoais, a pressões familiares, aos auditores da qualidade iso9000 ou à máfia napolitana. Confrontei-o com essas hipóteses, mas negou-a veementemente.
Acreditando na sua palavra, ele não está a fugir de nada nem ninguém e muito menos à procura do eldorado. Mesmo não gostando do clima, abominando os insectos, detestando chuveiros sem pressão, exasperando pela banda pouco larga, não podendo ir às 2h da manhã comer Bolas de Berlim ou Pastéis de Nata quentinhos acabados de produzir nas padarias, adorando guiar a mais de duzentos numa auto-estrada, … , e sabendo como é o dia-a-dia caótico e incerto de Luanda, ele assegura-me que vai por razões muito simples … … …
Noutro dia abordarei essas razões e por hoje apenas esclareço que esse alguém … sou eu mesmo.
Até breve !
.
Conheço bem um português que decidiu ir trabalhar como expatriado em Angola.
Pergunto-me …
… como é que um europeu qualificado de meia idade (mesmo considerando que tem a mania que é jovem e radical), decide ir trabalhar por conta de outrem para África ?
… como é que abandona uma carreira de 20 anos em postos de chefia - coordenação de equipas qualificadas e gestão de projectos relevantes - bem como a gestão de um negócio familiar e quer arriscar numa nova carreira sem quaisquer garantias num país complicado ?
Uma resposta óbvia, é dizer que lhe ofereceram um upgrade a nível de carreira, com um progresso ainda mais significativo do seu pacote salarial. No entanto, sei que ele não exige isso a si próprio e apenas pretende apenas não perder o nível daquilo que conseguiu no seu país.
Acreditando na sua palavra, ele não está a fugir de nada nem ninguém e muito menos à procura do eldorado. Mesmo não gostando do clima, abominando os insectos, detestando chuveiros sem pressão, exasperando pela banda pouco larga, não podendo ir às 2h da manhã comer Bolas de Berlim ou Pastéis de Nata quentinhos acabados de produzir nas padarias, adorando guiar a mais de duzentos numa auto-estrada, … , e sabendo como é o dia-a-dia caótico e incerto de Luanda, ele assegura-me que vai por razões muito simples … … …
Noutro dia abordarei essas razões e por hoje apenas esclareço que esse alguém … sou eu mesmo.
Até breve !
.
segunda-feira, janeiro 11, 2010
sexta-feira, janeiro 08, 2010
Ganha-se muito, trabalha-se pouco ... é só praias e lagostas.
.
Este post tem o propósito de avisar (quem conhece pouco e vai atrás de promessas) e mentalizar (quem já ouviu falar mas não acredita). Se pretende trabalhar uns tempos em Angola, por conta de outrém, e pensa que é muito compensador, pouco complicado, uma balda no dia-a-dia, uma aventura curtida, uma África dos postais e das reservas naturais ... vai dar-se mal.
Desenganem-se aqueles que pensam desta forma sobre Angola.
PRIMEIRO, não se ganha assim tanto comparado com os salários nos países de origem, principalmente se forem europeus qualificados. O tempo das vacas gordas, com ordenados brutais, pagos em dólares e depositados fora de Angola, já era. Outra prática em vias de extinção, são as férias/viagens pagas 3-4 vezes/meses por ano (genéricamente reduziram-se para metade). Por outro lado o custo de vida e as dificuldades de habitabilidade (casa, trânsito, burocracias, compras correntes, serviços básicos ...) estão piores ou na mesma. Resumindo , ganha-se menos do que se pensa , gasta-se bem mais do que imaginamos e há menos férias pagas que noutros tempos.
SEGUNDO, trabalha-se mais que nos países desenvolvidos e produtivos. A generalidade dos expatriados tem uma elevada carga horária de produção (pouco produtiva quando dependentes de outrém ) entre 10h-12h, sobrecarregada com mais 2-4 horas perdidas nas deslocações. Por razões de trânsito entra-se muito cedo (5h-7h da manhã) e por razões profissionais (inclusivé, pelos constantes atrasos no cumprimento de horários de reuniões e trabalhos de equipa) sai-se tarde,. Resumindo, o tempo livre para gozo pessoal efectivo, é quase inexistente durante os dias úteis de trabalho. Felizmente que o fim-de-semana é sagrado para os africanos , pelo que os expatriados podem "esquecer" forcings de trabalhos extraordinários no escritório/estaleiro, durante esse dois dias.
TERCEIRO, além das praias, dos passeios, dos restaurantes e discotecas para repôr energias e/ou desanuviar, a oferta de lazer é escassa, e limitada. Os melhores sites , ou são longe ou estão lotados ou são estúpidamente caros. Mesmo nos fins-de-semana perde-se muito deste tempo pessoal e precioso nas deslocações (longas e/ou com trânsito), nas compras (de bens essenciais como no supermercado), nas falhas de serviços básicos (água, electricidade, ...) ... e até para actos tão simples como arranjar gasolina (para carros e geradores) nos poucos postos, por vezes sem o tipo de combustivel que precisamos e sempre com filas (esperas inferiores a uma hora, são raras).
Este post tem o propósito de avisar (quem conhece pouco e vai atrás de promessas) e mentalizar (quem já ouviu falar mas não acredita). Se pretende trabalhar uns tempos em Angola, por conta de outrém, e pensa que é muito compensador, pouco complicado, uma balda no dia-a-dia, uma aventura curtida, uma África dos postais e das reservas naturais ... vai dar-se mal.
Subscrever:
Mensagens (Atom)