domingo, janeiro 09, 2011

Falsas democracias e democracias falsas

Angola tem uma falsa democracia e uma enorme corrupção ... e Portugal ? parece-me cada vez mais uma democracia falsa e se a corrupção não é enorme , é pelo menos grande.
Saímos há 37 anos da ditadura fascista, e há 36 anos de uma embrionária ditadura comunista ... mas em tantos anos de democracia, ao invés de evoluirmos, regredimos em termos de corrupção e valores na política.

Ontem a Sic Notícias fez 10 anos e entre outras reflexões analisou capas de jornais desse tempo ... curiosamente ou não, estavam pefeitamente actuais. Um dos temas em voga era a revolução que se tinha de fazer na Justiça ... hoje conseguimos estar ainda pior. O próximo post será sobre esta situação, que merece muitas linhas.

Em Portugal, ao contrário de Angola, temos a liberdade de comentar, publicar, manifestar, protestar, insultar, ... temos televisões, rádios, jornais  para todos os gostos ... mas tudo isto para quê ? penso que apenas para desabafarmos, assim como no futebol ao insultarmos o árbitro, pois na prática quem manda é quem está lá em cima e pouco se preocupa com quem está por baixo.

Todos dizem "A culpa do estado do país é dos políticos !" ... pois eu acho que é do POVO, sim... de todos nós !




Os compadrios políticos, o favorecimento de amigos, a troca de favores, a falta da ética, ... nada contam na altura do voto (veja-se Alberto João Jardim, Sócrates e agora Cavaco).












Claro que nada contam, então se os crimes julgados e condenados a prisão (veja-se Fátima Felgueiras, Valentim Loureiro, Ferreira Torres e  Isaltino Morais) também não contam pois são sucessivamente reeleitos, que importância têm umas acusações sobre o Freeport,  umas escutas "ilegais" sobre a Face Oculta, umas pressões para despedirem jornalistas incómodos, umas acções que se compram a 1€ quando valiam mais de 2€, umas transferências milionárias do Governo para as empresas que superintendiam (Pina Moura, Jorge Coelho, ...).






Terminando, que até estou a ficar mal disposto de pensar nestas coisas ... o melhor é fazer como em Angola ou em Cuba  ou na China ... tratar da minha vidinha , não levantar ondas pois nada farei mudar e deixá-los (des)governarem à vontade.

Mais de 3 décadas depois, ainda me questiono para que foi o 25/Abril em Portugal e o 11/Nov em Angola.